quarta-feira, 25 de junho de 2008

Painel 5 -Contole do Colesterol


O principal objetivo ao se reduzir o colesterol é baixar o nívelde LDL e elevar o HDL.
O controle do colesterol começa pela mudança de hábitos alimentares e implementação de atividade física.
Um estudo recente mostrou que a alimentação balanceada e o exercício diminuem em cerca de 7 a 9% o colesterol total.

Dietoterapia

O objetivo da dietoterapia é reduzir os níveis de colesterol total,LDL e trigliceróis.Ela consiste na redução de gordura saturada e adequação do balanço calórico.Para isso recomenda-se a ingestão de frutas,vegetais folhosos,cereais e alimentos ricos em fibras. A figura abaixo representa as proporções adequadas dos alimentos, para uma dieta balanceada.





Chocolate e colesterol

Um estudo desenvolvido por cientistas da universidade da Califórnia mostou que o chocolate contém fenóis.Essas substâncias também são encontradas no vinho e, segundo os cientistas, são antioxidantes,que evitam a oxidação do LDL.


O chocolate também contém pequenas quantidades de óleos poliinsaturados que aumentam sutilmente o HDL. Apesar de ser rico em manteiga de cacau,segundo os pesquisadores,uma dieta rica em manteiga de cacau tem efeito completamente neutro sobre os níveis de colesterol total.



Exercícios Físicos

Um dos maiores benefícios da atividade física regular é a melhora do perfil lipídico a longo prazo.O tipo de exercício que mais atua no metyabolismo de lipoproteínas é o aeróbio,porque eleva a concentração sanguínea do HDL.
Além disso,reduz as concentrações plasmáticas dos triglicerídios.

A corrida,por exemplo, é um ótimo exercício para eliminar o estoque de gordura.Os lipídios são armazenados como triglicerídios(carboidrato).Assim,quando se começa uma corrida,os trigliceridios recebem um estímulo hormonal(de adrenalina,por exemplo) e os ácidos graxos se desprendem do glicerol.

Em seguida eles caem na corrente sanguínea,e se ligam a um transportador onde serão levados aos músculos cuja atividade exige no momento.Esses ácidos graxos penetram nas células musculares onde posteriormente haverá transformação em energia.




O tempo necessário de exercício para iniar a queima de gordura varia de acordo com o nivel de condicionamento físico da pessoa.Um sedentário usa lipídios como fonte predominante de energia depois de 30 minutos de atividade.Corredores que treinam três vezes por semana demoram menos,porque têm maior quantidade de transportadores de ácidos graxos.Já um atleta de elite leva de 3 a 5 minutos,pois seu organismo armazena parte da gordura dentro dos músculos,diminuindo o tempo de transporte.

Opções Terapêuticas


Algumas pessoas por questões biológicas ou hereditárias não conseguem diminuir de forma eficiente os níveis de clesterol total,mesmo tendo uma dieta alimentar e prática de exercício adequados. Nesses casos o médico deverá prescrever alguns fármacos.Entre os fármacos disponíveis atualmente estão as estatinas,resinas,niacina e fibratos.



Estatinas

As estatinas são os fármacos mais prescritos atualmente.Elas bloqueiam a produção de colesterol no fígado através da inibição da síntese de HMG-COA redutase.Hoje sabe-se que,além de inibir a síntese,elas induzem o aumento na expressão hepática do receptor para lipoproteínas de baixa intensidade.


Dessa maneira baixam o LDL e os trigliceróis,além de reduzir em pequenas proporções o HDL. Entre os efeitos colaterais provocados eventualmente pelo uso de estatinas estão:danos ao intestino e intestino,e o enfraquecimento dos músculos.
As principais estatinas disponíveis no mercado são:lovastatina,pravastatina,simvastatina.

Niacina

Além das estatinas temos a Niacina que é um complexo de vitamina B.Ela é encontrada nos alimentos e está disponível também à venda no mercado.Doses elevadas de niacinaaumentam os níveis de colesterol HDL,enquanto diminuem os níveis de colesterol LDL e de triglicerídios.
Os principais efeitos colaterais relacionados ao seu uso são:ruborização,coceira e dor de cabeça.

Fibratos
Os fibratos baixam o nível de triglicerídios,aumentam o HDL e baixam a concentração de LDL.O mecanismo de ação dos fibratos é potencializar a quebra de partículas de triglicerídios e diminuir a secreção de algumas proteínas.Além diddo induzem a síntese de HDL.

Resinas de Trocas de Ácidos Biliares

Finalmente temos as resinas de trocas de ácidos biliares que atuam através da ligação com os ácidos biliares no intestino impedindo sua reabsorção,e diminuindo assim o colesterol total e LDL;além de aumentar o HDL no sangue.
Seus efeitos colaterais são constipação,gases e mal-estar no estômago(dentre outros).




Obs.:Encontra-se disponível no blog um artigo muito intessante sobre as formas de tratamento do colesterol e uma matéria da revista Época sobre estatinas.Confiram!!!

Nenhum comentário: