quarta-feira, 25 de junho de 2008

Painel 1 - O que é o colesterol? Estrutura,Origem e Função

ESTRUTURA QUÍMICA

Molécula que pertence ao grupo dos estérois, que são compostos esteróides combinados com álcool. Os esteróides possuem o núcleo composto de quatro anéis cíclicos( sendo três deles com 6 átomos de carbono e um com 5) e uma cadeia de hidrocarbonetos lateral.



O acetato é o único precursor que fornerce todos os átomos de carbono para sua biossíntese, porém as unidades de isopreno( unidades simples com 5 átomos de carbono) são essenciais nessa via que vai do acetato até o colesterol.

Acetato
Isopreno







Sua fórmula química é:C27H46O
Algumas propriedades do colesterol segundo suas estruturas moleculares:
- seu agrupamento -OH confere-lhe um fraco caráter anfifílico;
- seu sistema de anéis fusionados lhe fornece uma rigidez maior do que outros lipídeos de membrana;
- pode aparecer de forma esterificada, formando longas cadeis de ácidos graxos chamados estéres de colesteril;
- insolúvel em água e no sangue;
- transportado no plasma sangüíneo, para isso se liga a lipoproteínas

É o principal esterol nos tecidos animais. Em sua forma pura é um sólido cristalino, brando e inodoro.


ORIGEM

Pode ter origem exógena e endógena.

Exógena: proveninte da dieta alimentar de origem animal. É capturado no trato gastrointestinal, emulsificado, digerido por enzimas hidrolíticas, absorvidos por células da mucosa intestinal(enterócito), passa para a linfa, tecido muscular para obtenção de energia, tecido adiposo para armazenamento e o remanescente é levado para o fígado através dos quilomícrons.







Endógena: sintetizado pelo próprio organismo.
Assim como os ácidos graxos é construído a partir do acetil-Coa, com o uso do NADPH da via das pentoses. A síntese ocorre principalmente no fígado, mas ocorre também no córtex da adrenal e nos tecidos reprodutores. Cerca de 75% do colesterol presente no organismo é de proveniência endógena.





FUNÇÂO

- Construir e manter as membrnas celulares;regular a fluidez em diversas faixas de temperatura. Sendo que o grupo hidroxila presente no colesterol interage com as cabeças fosfatos da membrana celular, enquanto a maior parte dos esteróides e da cadeia de hidrocarbonetos ficam nergulhados no interior da membrana.E ainda reuz a permeabilidade da membrana plasmática aos íons de hidrogênio(H) e sódio(Na).



- Fabricação da Bile: é através dos ácidos biliares o único meio significativo pelo qual o colesterol pode ser excretado. É convertido a ácido biliares por ser mais hidrofóbico, o que facilita sua excreção. Os ácido biliares são secretados no duodeno, são agentes emulsificantes que ajudam na absorção de lipídeos e de vitaminas liposolúveis.

- Importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis A,D,E e K:
# Vitamina A ou retinol:



# Vitamina D ou coleciferol: promove a absorção de cálcio no organismo(após absorção de luz solar), essencial para o desenvolvimento normal de ossos e dentes.Funcionalmente, atua como um hormônio que mantêm as concentrações de cálcio e fosfóro no sangue atrvés do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. É sintetizada a partir de um intermediário da biossíntese do colesterol, o 7-de-hidrocolesterol.


# Vitamia E (tocoferol): previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, a formação de radicais livres e doenças cardiovasculare. Previne a oxidação espontânea dos elementos polinsaturados e protege em termos funcionais estruturas celulares importantes dos tecidos.


#Vitamina K: denota de um grupo de vitaminas lipofílicas e hidrofóbicas que são necessárias para a modificação pós-transducional de certas proteínas, principalmente necessária para a coagulação do sangue. K2 é produzida normalmente por bactérias do intestino.



-Síntese de hormônios esteróides: é o precursor de todas as classes de hormônios esteróides; glicocorticóides(cortisol), mineralocorticóides(aldosterona) e hormônios sexuais. Os glicocorticóides e os mineralocorticóides são produzidos pelo córtex da adrenal e os hormônios sexuais pelas gônadas de ambos os sexos e na placenta.
A síntese ocorre na sequência onde:
# O colesterol é convertido em pregnenolona;
# Após, a pregnenolona é tranportadada para o retículo endoplasmático onde é convertido em progesterona;
# Quando modificado o progesterona dá origem a hormônios como o cortisol, testosterona e aldosterona.

2 comentários:

Marcia Réa disse...

Olá...gostei muito do blog. Estou tentando tratar de um colesterol endogeno (ja que sou vegana e não consumo gordura animal)e não sei como fazer isso atraves de dieta! Gostaria de orientação de vcs pois ja consumo um numero imenso de fibras, somente alimentação saudavel e não consegui solucionar o problema. Responda pra mim, por favor, no mail mmzrea@gmail.com.
Agradeço!
Marcia

Angelica disse...

Eu tenho um colesterol e controlá-lo com uma pílula. Mas você também tem que comer saudável e exercício físico. Lei na internet, usar um condicionador especial, diminui o colesterol. É verdade?