

O Colesterol que ingerimos e produzimos é necessário e importante para várias funções e órgãos do nosso corpo. São utilizados para a formação das células, secreção de vitaminas, bile, hormônios esteróides e para a produção e armazenamento de energia. Devemos dosar o colesterol sanguíneo que é dosar o nível de "gordura", que poderão ser depositados nas paredes dos vasos sanguíneos formando uma placa chamada ateroma que obstrui a passagem de sangue e pode provocar doenças coronarianas graves.
3 comentários:
Oi Meninas,
O Blog esta muito bom. Faço apenas uma correçao a terminologia TRIGLICERIDES eh antiga atualmente se usa TRACILGLICEROIS.
Ministro este topico abordado por voces pra Medicina da UFRJ.
Correçao TRIACILGLICEROIS!!!
Oi pessoal. Muito legal o site. Parabéns. Porém gostaria de solicitar uma correção sobre o conteúdo descrito sobre o colesterol. Esta molécula é um tipo de lipídeo diferente da maioria que é constituída por ácidos graxos. O colesterol é lipídeo do grupo dos esterois constituído por 4 anéis fundidos denominados de ciclopentanoperidrofenantreno. Entre suas funções destacam a composição das membranas biológicas, participação na composição da bile, vitamina D, hormônios sexuais entre outros. Porém diferentemente dos triacilglicerois, o colesterol não pode ser utilizado pelo homem como uma fonte ou reserva de energia uma vez que não temos capacidade de transforma-lo em energia para as atividades celulares. Temos a capacidade de modifica-lo porém transforma-lo em ATP infelizmente não conseguimos. Abraços. Prof. Rodrigo Ippolito Bouças (PhD em Bioquímica e Biologia Molecular - Universidade Federal de São Paulo)
Postar um comentário